segunda-feira, 19 de abril de 2010

KM - Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância. A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.
De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
1-Vantagem competitiva em relação à concorrência
2-Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
3-Rápida comercialização de novos produtos
4-Aumento do valor das acções
5-Maximização do capital intelectual/activos intelectuais
6-Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
7-Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
8-Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
9-Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente

A gestão do conhecimento tem como objetivos:
*Tornar acessíveis grandes quantidades de informação
organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
*Permitir a identificação e mapeamento dos
ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
*Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de
vantagens competitivas.
*Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
*Organiza e acrescenta
lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
*Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis. *O conhecimento pode ser implícito (
tácito) ou explícito.

GroupWare

Esse site tem uma explicação bem simples e resumida do que é GroupWare, e dos seus métodos.
Vale a pena conferir...

http://pt.kioskea.net/contents/entreprise/groupware.php3

WorkGroup


WorkGroup é qualquer grupo de profissionais que compartilham informações a fim de realizarem suas atividades de forma produtiva e eficaz.

Este conceito normalmente se relaciona com a aplicação efetiva da tecnologia.


WorkFlow

Ou "Fluxo de Trabalho", tem por finalidade automizar processos, racionalizando-os e consequentimente aumentando sua produtividade por meio de dois componentes implícitos: organização e técnologia.

GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM)


É uma estratégia de negócio que visa entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos cliente atuais e potenciais de uma empresa.

O principal objetivo do CRM é fidelizar os clientes, aumentando as vendas, fazendo o máximo possível para resolver seus problemas, tentando criar produtos sugeridos por eles e modernizando os projetos de pesquisas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dia 08 de abril

Está é a data da prova que irá compor a n1 juntamente com o blog, mas isso não é motivo para se desesperar, vamos nos acalmar e revisar tudo que vimos desde o capítulo 1 até o 14, na dúvida revisem todos os blogs. Esperamos ter contribuido nos estudos de todos. Boa prova e que o Santo das causas perdidas nos ajudem!!!!

Reengenharia - ERP

Hammer é a referência de mercado dentro do conceito de reengenharia. Reengenharia quer dizer repensar, reformular, recriar, reinventar e reconstruir atividades ou processos. A reengenharia é proporciona mudanças radicais, não é uma melhoria contínua, cria-se uma restituição na necessidade de melhoria.
ERP é responsável pela integração de todos os departamentos, de toda a empresa, e a reengenharia pode contribuir muito no processo de implantação do ERP, porém é necessário analisar com cuidado o momento certo e as informações certas para se implantar o ERP.
Segue vídeo complementando a visão de ERP, vale ressaltar que a imagem do vídeo não está boa mas as informações contida nele serão de muita utilidade

E-Learning (Ead)

E-Learning nada mais é do que uma modalidade de ensino a distância utilizando-se da infra estrutura da internet. Essa modalidade permite a a flexibilidade de aprendizagem no que se diz respeito a lugar e momento, pois o indivíduo poderá escolher o que lhe for mais adequado.
Podemos seguir o gráfico abaixo para melhor entender a realação entre Alunos e Interação no EaD:



Ead 1.0 - São os Tele cursos, radio, tv, todos os ensinos à distância que não fazem uso da internet.
Ead 2.0 - São aquele que utilizam a internet associado a Web 2.0, ainda não são utilizados potencialmente.
Ead 3.0 - Seria o ensino a distância do futuro, tipo second life.

Tipos de Comércio Eletrônico

Olhando o Quadro acima podemos identificar os tipos de comércio eletrônico realizados entre empresa e consumidores, o primeiro quadro representa o e-Business, comércio realizado entre empresas, já à direita temos o chamado e-commerce, negocios realizados entre empresas e consumidores. Vale ressaltar que o volume de transações do B2B é bem menor quando comparado ao B2C porém o volume financeiro é bem maior devido as empresas movimentarem soma de dinheiro volumosas.
Nos quadros abaixos temos o C2B que são negócios realizados de consumidores para empresas, para que a visualização desta transação fique mais clara podemos citar como sendo o momento em que o consumidor sugere uma negociacão sobre um determinado produto e a empresa pode ou não aceitar a oferta, há também o C2C que são os negócios entre os próprios consumidores, tipo leilão virtual e Mercado livre.