sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fechamento da N1

Galerinha... Semana que vem.. dia 20, será o encerramento da média N1.. Portanto atualizem o Blog de vocês.... E para quem não fez a prova... Dia 20 será o ultimo dia.

Boa Sorte para Todos....
E Primeira etapa concluida..
Beijinhos

Automação de Força de Vendas

Clique na imagem e veja um esquema bem simples sobre automação de força de vendas







Para quem tiver curiosidade, entre nesse site...

http://www.mpsinf.com.br/imagens/ECEB-AutomacaoForcaDeVendas.pdf

Ele explica TUDO sobre Automação de Força de Vendas, de um jeito bem simples, e detalhado.

Automação Comercial

A automação comercial é um dos setores mais promissores para o mercado de tecnologia. Agilizar vendas, controlar o fluxo de negócios e conhecer bem os clientes é a meta de qualquer organização, independentemente do tamanho da empresa.

Para quem quizer ver de perto o crescimento no segmento da eletrônica e da automação, é só visitar a FEEAI 2010

Curiosidade


As caixas registradoras mecânicas e eletromecânicas foram as precursoras da automação comercial e causaram uma verdadeira revolução na gestão do comércio. Em seguida, acompanhando a evolução tecnológica, surgiram as caixas registradoras eletrônicas, concentrando-se na operação de registro e totalização das compras efetuadas.

O que é Automação Comercial??

Automação Comercial pode ser entendia como um esforço para transformar tarefas manuais repetitivas em processos automáticos, realizados por uma máquina. Isto que dizer que, tarefas que são executadas por pessoas e passiveis de erro como digitação de preço dos produtos, quantidade de itens, uma simples anotação do peso de uma mercadoria ou mesmo o preenchimento de um cheque, na automação comercial são feitas por computador com total eficiência e maior velocidade.

5 Elementos da Automação

ACIONAMENTO - Provê ao sistema energia para atingir determinado objetivo. Ex:
Motores, Pistões hidráulicos, etc.


SENSORIAMENTO - Mede o desempenho do sistema de automação ou uma propriedade particular de alguns de seus componentes.


CONTROLE - Utiliza as informações dos sensores para regular, controlar os dispositivos. Ex: para acionar motores, válvulas, etc.


COMPARADOR - Elemento que permite comparar valores medidos com valores réestabelecidos e que servem para a tomada de decisão de quando e como atuar. Ex: termostato e os sistemas de software.


PROGRAMAS - Contêm as informações de processo e permitem controlar as
interações entre os diversos componentes.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Automação Visão Geral: Comercial, Industrial, Serviços

A automação no geral, tem por foco o processo, os ativos de produção e os especialistas
envolvidos nas atividades de operação e gerenciamento do negócio. A engenharia de
automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negócio,
aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da força de trabalho humano, e
assegurando uma operação ambientalmente segura.

O EDI vai simplificando e agilizando a grande maioria dos processos, reduzindo custos e
eliminando documentos impressos, emails e fax. “Morre” a maior parte dos documentos e
formulários internos, e os mesmos são transformados eletronicamente entre os parceiros,
independente de distância, horário e equipamento utilizado.

InterEmpresas - EDI (Electronic Data Interchange)

O EDI é uma transferência eletrônica de documentos entre computadores. Esses documentos podem ser ordens de compra, faturas de compra, notas fiscais, ordens de pagamento, etc., ou seja, informações nas quais não sejam admitidas ambigüidades e atendam a um padrão acordado entre o emissor e o receptor. E é nesse “padrão” que está o ponto mais importante do EDI !

A maior dificuldade ao implantar um EDI é justamente a negociação e a definição desse “padrão” entre as empresas envolvidas.


Outra dificuldade é a alta exposição que as empresas ficam em relação aos seus parceiros. Os processos internos das empresas ficam altamente expostos para todos os envolvidos. Havendo interesses escusos dos outros parceiros, a empresa poderá ter retaliações. Não havendo confiança entre essas empresas, e as vantagens não suplantarem as dificuldades das negociações, o projeto vira praticamente um natimorto.

InterEmpresas - SCM (Supply Chain Management)

Em português pode-se traduzir como: Gestão de Canal de Suprimentos.

Definições:

a integração de todas as partes da cadeia produtiva, por meio da Tecnologia da Informação, a fim de garantir ao cliente a satisfação de suas necessidades de bens ou serviços, dentro do tempo e do custo acordados.

uma cadeia de fornecedores formada por empresas participantes na produção de algum bem ou serviço.

InterEmpresas - SCM (Supply Chain Management)


segunda-feira, 19 de abril de 2010

KM - Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância. A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.
De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
1-Vantagem competitiva em relação à concorrência
2-Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
3-Rápida comercialização de novos produtos
4-Aumento do valor das acções
5-Maximização do capital intelectual/activos intelectuais
6-Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
7-Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
8-Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
9-Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente

A gestão do conhecimento tem como objetivos:
*Tornar acessíveis grandes quantidades de informação
organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
*Permitir a identificação e mapeamento dos
ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
*Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de
vantagens competitivas.
*Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
*Organiza e acrescenta
lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
*Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis. *O conhecimento pode ser implícito (
tácito) ou explícito.

GroupWare

Esse site tem uma explicação bem simples e resumida do que é GroupWare, e dos seus métodos.
Vale a pena conferir...

http://pt.kioskea.net/contents/entreprise/groupware.php3

WorkGroup


WorkGroup é qualquer grupo de profissionais que compartilham informações a fim de realizarem suas atividades de forma produtiva e eficaz.

Este conceito normalmente se relaciona com a aplicação efetiva da tecnologia.


WorkFlow

Ou "Fluxo de Trabalho", tem por finalidade automizar processos, racionalizando-os e consequentimente aumentando sua produtividade por meio de dois componentes implícitos: organização e técnologia.

GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM)


É uma estratégia de negócio que visa entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos cliente atuais e potenciais de uma empresa.

O principal objetivo do CRM é fidelizar os clientes, aumentando as vendas, fazendo o máximo possível para resolver seus problemas, tentando criar produtos sugeridos por eles e modernizando os projetos de pesquisas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dia 08 de abril

Está é a data da prova que irá compor a n1 juntamente com o blog, mas isso não é motivo para se desesperar, vamos nos acalmar e revisar tudo que vimos desde o capítulo 1 até o 14, na dúvida revisem todos os blogs. Esperamos ter contribuido nos estudos de todos. Boa prova e que o Santo das causas perdidas nos ajudem!!!!

Reengenharia - ERP

Hammer é a referência de mercado dentro do conceito de reengenharia. Reengenharia quer dizer repensar, reformular, recriar, reinventar e reconstruir atividades ou processos. A reengenharia é proporciona mudanças radicais, não é uma melhoria contínua, cria-se uma restituição na necessidade de melhoria.
ERP é responsável pela integração de todos os departamentos, de toda a empresa, e a reengenharia pode contribuir muito no processo de implantação do ERP, porém é necessário analisar com cuidado o momento certo e as informações certas para se implantar o ERP.
Segue vídeo complementando a visão de ERP, vale ressaltar que a imagem do vídeo não está boa mas as informações contida nele serão de muita utilidade

E-Learning (Ead)

E-Learning nada mais é do que uma modalidade de ensino a distância utilizando-se da infra estrutura da internet. Essa modalidade permite a a flexibilidade de aprendizagem no que se diz respeito a lugar e momento, pois o indivíduo poderá escolher o que lhe for mais adequado.
Podemos seguir o gráfico abaixo para melhor entender a realação entre Alunos e Interação no EaD:



Ead 1.0 - São os Tele cursos, radio, tv, todos os ensinos à distância que não fazem uso da internet.
Ead 2.0 - São aquele que utilizam a internet associado a Web 2.0, ainda não são utilizados potencialmente.
Ead 3.0 - Seria o ensino a distância do futuro, tipo second life.

Tipos de Comércio Eletrônico

Olhando o Quadro acima podemos identificar os tipos de comércio eletrônico realizados entre empresa e consumidores, o primeiro quadro representa o e-Business, comércio realizado entre empresas, já à direita temos o chamado e-commerce, negocios realizados entre empresas e consumidores. Vale ressaltar que o volume de transações do B2B é bem menor quando comparado ao B2C porém o volume financeiro é bem maior devido as empresas movimentarem soma de dinheiro volumosas.
Nos quadros abaixos temos o C2B que são negócios realizados de consumidores para empresas, para que a visualização desta transação fique mais clara podemos citar como sendo o momento em que o consumidor sugere uma negociacão sobre um determinado produto e a empresa pode ou não aceitar a oferta, há também o C2C que são os negócios entre os próprios consumidores, tipo leilão virtual e Mercado livre.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Web 2.0


Saiba tudo sobre Web 2.0 acessando o link abaixo:

Este é um ambiente onde muitos ajudam muitos, há necessidade de ser colaborador e coperador para sobrevivencia.

Internet 2.0


A internet 2.0 é semelhante a atual (internet 1.0) na verdade ela corrigi os pontos francos da atual, problemas de segurança, de velocidade. Está sendo desenvolvida por uma Universidade. Para entender melhor clique aqui

Roteadores

São eles quem definem a melhor rota, o melhor caminho que iremos percorrer na internet, os roteadores interligam países. Para interligar fisicamente pontos do nosso platena, utilizamos satélites, cabos submarinos e recursos sem fio (wireless).
O video abaixo mostra exatamente como os roteadores agem, mas de uma forma simples para que você possa entender.


Empresas - Tradicionais X Digitais


Atualmente as empresas caminham para a era digital, a tendência é que no futuro todas sejam digitais. Mas qual a diferença entre elas? Podemos definir a empresa:
Tradicional como sendo a que conhecemos, a empresa física, de tijolo e cimento, que trabalha com papeis, uma empresa mais burocrática;
Mista, aquela empresa que é tradicional mas que vem se adaptando ao mercado, praticando o e-commerce, construindo sites, como apresentações, etc;
Virtual, aquela que trabalha apenas pela internet, mas não pode ser definita como digital pois ainda trabalha com notas de papel, ainda possui seu armazém físico.
Digital, é a tendência do futuro, as empresas serem totalmente digitais.

O que fazer na hora de realizar uma tarefa?


Se seguirmos o esquema acima, as possibilidades de errar no resultado de uma tarefa é praticamente nulo. Toda tarefa possui uma entrada (tarefa designida), processo (você, desenvolvimento da tarefa) e saída (o resultado da tarefa). Quando uma tarefa nos é designada o melhor à fazer é conseguir extrair as informações que esperam do resultado, em seguida fazer um "layout" do resultado da tarefa, um esboço, para apresenta-lo e com isso conseguir analisar, as informações, que deveriam ser ou não pesquisadas para se desenvolver na tarefa. Isso acarretaria em um resultado de melhor qualidade, neste caso podemos conceituar qualidade como sendo a expectativa que algém tem em relação ao resultado de algo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

NETWARE (REDE)


NETWARE (REDE)

Responsável em interligar os diversos equipamentos de computação e transferir dados de uma localizção física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser conectados em rede para compartilhar voz, dados, imagens, som e até vídeo.

Abaixo veremos vários tipos de redes existente num Sistema de Informação.
PAN => Redes pessoais, para conexão de curtas distâncias.
LAN => Tipicamente as redes locais de escritórios, ou de laboratório.
MAN=> Redes de dimensões de uma cidade, exemplo: a USP, com sua Cidade Universitária toda conectada.
WAN => Redes de longa distância, a própria internet.

Peopleware

Peopleware => São todos os profissionais que estão envolvidos, e utilizam os Sistemas de Informação.

Software


Software => é a parte lógica do computador. Consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e cordenam os componentes do hardware de um sistema de informação.

Hardware


Hardware é toda a parte física do computador.

Componentes Eletrônicos, Circuitos Integrados, Placas.

Ontologia

ONTOLOGIA são as bases de conhecimento e, não de dados. É diferenciar de forma semântica palavras semelhantes, mas com significados diferentes.

ONTOLOGIA (ciência da computação) ---> é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizado para realizar inferências sobre os objetos de um domínio.

ARQUIVOS E BANCO DE DADOS

Arquivo => é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área especifica registrados no disco rígido de um computador.

Arquivo nada mais é do que a composição de campos e registros.
Banco de Dados => é um conjunto de registros e arquivos dispostos em uma estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação.

CAMPO E REGISTRO










CAMPO E REGISTRO

Campo => Em ciência da Computação, os dados podem ser divididos em partes conhecidas como campos.

Registro => Os programas de computador utilizam registro para a manipulação de dados.Um registro é a composição de uma série de campos que poder ter tipos e tamanhos variados.

BIT E BYTE


Esse site é muito interessante, tem vária informações sobre bit, byte. Fala também sobre o mundo dos jogos, e de um lançamento de notebook para jogos..
Vocês vão gostar!!!

BIT E BYTE

Bit => é a menor inidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida.
Um bit pode assumir somente 2 valores: verdadeiro ou falso; 0 ou 1.

8 Bits = 1 Byte

Byte => é usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.

Hierarquia dos Dados


sábado, 13 de março de 2010

Data Mining

Mineiração de dados.

É o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

Data Warehouse



Organização de vários bancos de dados

Os 4 Elementos...

Sabedoria


"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro". (Prov. 3:13-14)

Os 4 Elementos...



Conhecimento

Ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa.

Os 4 Elementos...


Informação

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Curiosidade


Os primeiros dados eram feitos de ossos de animais, como tornozelo de boi, que tinham o formato semelhante ao tetraedro.

Os 4 Elementos...

Dados
Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pirâmide do Conhecimento





"Nós vivemos em...
Oceano de Dados
Marés de informação
Rios de Conhecimento
Gotas de Sabedoria...!"

sábado, 6 de março de 2010

CRM - Gestão de Relacionamento com Clientes


O CRM possibilita que as empresas tenham um sistema customizado, o que permite maior organização, maior armezanemento das informações necessárias para cada empresa, maior rapidez e um melhor atendimento aos clientes.

ERP - Planejamento de Recursos Empresariais

O ERP é o primeiro software de integração empresarial que permite compartilhar, consolidar, analisar e subtrair informações.
Hoje em dia é permitido encontrar o SAP software de gestão de negócios, criado por uma empresa Alemã de mesmo nome.

Evolução do sistema de informaçào




  • Pré-História: As empresas baseavam-se nas técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Existia o "arquivador", pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário. Os dados eram em papéis.


  • 1940-1952 - Nessa os computadores só tinham utilidade científica, eram lentos, pouco duráveis e ocupavam grandes áreas. A mão de obra utilizada era muito grande para manter manter o computador funcionando, a forma de colocar novos dados era por papel perfurado, programação na linguagem de máquina.


  • 1952 - 1964 - É destacada pela origem de transitores, computadores menores, executam mais cálculos que a geração anterior. Início do comércio de computadores, eram vendidos para grandes empresas. A linguagem de programação era feita por comandos abreviados.


  • 1964 - 1971 - Surge o SLT (Solid Logic Technology) é uma técnica de microcircuitos, possibilitando processos simultâneos. A linguagem utilizada era linguagens orientadas.


  • 1971 - 1981 - Surge os microprocessadores e com isso a redução dos microcomputadores. E o surgimento de linguagens novas de altó-nível e nasceu a transmissão de dados entre computadores através de rede.


  • 1981 - 2009 - Suge a VSLI - Inteligência artificial, com altissíma velocidade, programas com alto grau de interatividade com o usuário, grande rede mundias (Internet).


  • 2009 - Nova Era - Surge técinicas de classificação, não requer uso de máquinas apenas um esquema que pode, ser também, icluindo em um software que será utilizado, mas isso não elimina o fato que a técnica já existia independentemente do software. Mais rapidez e eficácia nos processamentos. O avanço de tecnologias em celulares, principalmente 3G, proporcionam um fluxo de informação em tempo real.

Custo Benefício

Apesar dos benefícios é nescessário analisar o custo na implantação de sistemas de informação:
  • Custo com TI e Comunicação: quantificar os custos associados à implantação e manutenção das redes;
  • Novos Canais de Comunicação: analisar os efeitos das redes sobre os públicos interno e externo à organização, especialmente clientes e fornecedores, verificando a necessária logística de suporte;
  • Comunicação instantânea: medir os efeitos sobre a redução de custos com a publicidade tradicional e, no longo prazo, os resultados sobre a conquista de clientes;
  • Segmentação: verificar a capacidade de adaptação dos sistemas e o uso de banco de dados para a conquista de novos segmentos de mercado;
  • Comunicação Global: identificar o poder de atração mundial da rede;
Inicialmente este itens representam a estrutura básica, devem ser alcançados de forma singular em cada organização.

E-Commerce

O comércio eletrônico ainda desempenha papel acanhado, dadas as limitações do alcance da Web, segundo o IBGE 1999, o Brasil estava limitado à apenas 2.35% do universso.
Outro fator que limita o comércio eletrônico são os elevados custos para administrar uma página eletrônica, as dificuldades logísticas associadas à distribuição dos produtos vendidos, além dos problemas de segurança.
Ainda assim a cada dia cresce o número de transações via internet, quem ganha com isso são os clintes, comodidade, facilidade em encontrar o produto desejado e preços menores.

Internet


Sem dúvida a Internet já ocupa espaço vital como fonte de informações, tanto pelos email's, como por suas buscas, investigações, pesquisas e informações.
No campo dos negócios vem avançando de forma revolúcionária, tem sido de extrema importância nas tomadas de decisões estratégicas, tarefa de alta gerência.
Mas é no comércio eletrônico que surgem as maiores promessas de impacto. Seus efeitos já podem ser percebidos na cadeia de valores, mediante descarte de intermediários e geração de economias de escala.

Papel da Tecnologia de Informação nas Organizações

  • Tecnologia de Informação (TI): corresponde a objetivos (hardware) e veículos (software), destinados à criação de sistemas de informação (SI);
  • Sistema de Informação (SI): são os resultados da implementação da TI, através da utilização de computadores e telecomunicações;
  • Internet: é a rede mundial de comunicações (www - World Wide Web - conhecida somente como Web) facultando ambiente para as organizações se direcionarem ao público em geral;
  • Extranet: lida com aquelas comunicações específicas, no ambiente da Web, direcionado à um público externo direcionado, protegidas através de códigos de acesso;
  • Intranet: são redes privadas, destinadas à veícular comunicações específicas ao público interno;
  • Comércio Eletrônico (e-commerce): são as transações que ocorrem via internet, através da ligação entre compradores e vendedores.

4 Motivadores



  • A Globalização,

  • Era do Conhecimento,

  • Internet e a

  • Tecnologia da Informação,

Motivaram a empresa tradicional à sairem de uma era clássica e se tornarem digitais, para isso temos toda tecnologia fomentando.

Sistemas de informação...

Uma forma para descrever sistemas, seja manual ou automatizado. Sistemas que coletem, processem e disseminem dados que representem informações para usuários e/ou clientes. Sistemas de informação nada mais é do que todo sistema usado para prover informações.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Blackboard


Este é o lugar onde podemos encontrar a apostila do Professor Valente destinada à turma NA3C da Universidade Anhembi Morumbi, cada unidade há, explicações, glossário, saiba mais e atividades, além de algumas indicações, tais como endeavor, um site com palestras minitradas por pessoas influentes no mercado.
E por falar no professor, esta foto faz você lembrar de alguém?!

Google Chrome OS

Este é o nome do novo sistema operacional no mercado, é da Google e voltado pra netbooks. Ira se concentrar nas plataformas web. Caso queira saber mai clique aqui

Pod Cast ...

Isso mesmo o pod cast tem sido utilizado por várias empresas para divulgar serviços e produtos para vendedores de todo o Brasil, os interessados podem escutar informações dos produtos em qualquer lugar através de som MP3.
Caso voce queira gravar seu próprio pod cast, o site www.gengibre.com.br faz isso pra voce, entre e se divirta!!!

Site ou Blog?!

Isso depende do objetivo, do resultado planejado. O site tende à ser mais estático, conter informações que não alteram facilmente, como endereço, telefone, apresentação . . . Já o Blog é mais dinâmico, pode-se postar vídeos, pod cast, link's.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


Olá Galera!!!!


Somos as amigas,

Dani e Line.

Estaremos juntas neste "caderno virtual" relatando todas nossas aulas de administração de sistemas de informação, na tentativa de chegar ao 40 pontos tão desejados.


Então até nosso próximo post.